sexta-feira, 8 de outubro de 2010

moda na educação

Ontem, estava eu na aula, quase morrendo de tédio (aula de Arte na educação), pois a professora só falava, falava, falava. Depois do intervalo, ela pediu que nos reuníssemos em grupos para planejar uma aula de acordo com alguns itens q ela havia passado anteriormente. Essa aula poderia ter o tema que nós quisessemos mas tinha que se enquadrar em algumas funções de linguagem da arte (acho que é isso). A função que temos que trabalhar nesse primeiro momento é a função referencial. A característica dessa função é ser objetiva, deve pontuar o "pra que serve" do tema, o "que que é isso" do assunto.
Estavamos reunidas eu mais duas colegas, e o grupo será fixo até o fim do curso, assim como o tema. E aí vem a questão: que tema abordar, que se enquadre em todas as funções que precisamos fazer (depois da referencial vem a emotiva, fática, conotativa e metalinguística. Aff, mto pra minha cabecinha...) e possa ser abordado com facilidade em uma aula, pra criaçs e adolescentes, no geral?
Pensamos em alguns temas tipo reciclagem, meio ambiente/ecologia(tmb achei legal esse), cultura, carnaval, datas comemorativas... Porém, com nenhum deles houve uma grande identificação por partes das colegas, e principalmente não conseguimos pensar nas característivcas das outras funções p/ estes assuntos.

Daí, euzinha aqui, apesar do cansaço e do avançar da hora (quase 21h, com sono, e fome) pensei num tema p/ fazermos: MODA. Uhuuuu. A-d-o-r-o!!! Só isso mesmo pra me fazer colocar a cachola pra pensar em tal horário. Criatividade tamanha só mesmo com um tema tão envolvente, rs.
Assim, começamos a pensar na 'referencialidade' da moda, pra que serve, o que ela é, qual sua origem, história da moda, identificação... Realmente foi um boa e grata idéia, pois assim como eu, as coleúgas também estavam mais pra lá do que pra aula, e deu uma animada geral. Até a professora gostou do tema. E eu falei: "enfim vou poder fazer um trabalho de algo que realmente me interessa". Falta agora mais detalhes p/ deixar o trabalho mais elaborado (agora entra o meu guru, Sr. Google, rs).
Gente, pedagogia é mto legal de se estudar, saber como a educação pode chegar na vida das pessoas, como acontece o processo de ensino-aprendizagem, a troca de experiências é mto bom, mas as vezes dá no saco, é mta teoria. E a oportunidade de inserir algo do seu cotidiano, que vc goste mto e passar isso de forma interessante e criativa, tirando o estigma de futilidade (a moda pra mtos é vista assim) deve ser agarrada com todas as forças. Ou seja, unir o gosto com o profissional, ráaa. Adoruuu!!! rsrs

Bjocas e ótimo fim-de-semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário